sexta-feira, 5 de junho de 2009

VideoLog

Posted in by Henry | Edit
Loucos por novidades,

Vamos elevar nossa troca de informações e novidades!?
Minha proposta (nada de inovadora) é fazermos algumas postagens através de vídeos que nós mesmos gravemos (filmagens com áudio, entrevistas pessoais, stop motions, ...).
Então, para começar, vou colocar uma daqui há umas duas semanas assim que voltar da viagem para os Estados Unidos, com alguma coisa que ver por lá... mas, queria aproveitar para perguntar para vocês se tem alguma coisa curiosa / interessante que tenham visto ou escutado falar em Miami, Orlando ou NY e que eu poderia aproveitar para incluir nessa pesquisa video-amadora?
Mandem sugestões, por favor, para não ficar chato e sem graça a exploração do Henrynho.

Beijos e abraços a todos

Um Luxo...

Posted in by blog4sc | Edit
Essa semana, totalmente por acaso encontrei um site direcionado ao tema luxo: http://www.webluxo.com.br/ .
Mesmo que não faça parte da nossa realidade (ainda, hehehe) é interessante conhecermos um pouco mais sobre essa realidade e podermos pensar no que interessa ao público que pode consumir o que o site indica. Outro site que encontrei foi o http://portaldoluxo.com.br/ .
A Editora Abril tem uma publicação direcionada exclusivamente a esse público. Conheça no site: http://revistaa.abril.com.br/. O legal desse site é que permite folhear a revista e dar uma espiada nos assuntos.

Mudando de assunto, mas seguindo o tema, recomendo o filme Bonequinha de Luxo (Breakfast at Tiffany's, 1961). Seja pelo figurino perfeito que Audrey Hepburn usa no filme, seja pela bela canção Moon River, esse filme é um dos que não dá para ficar sem assistir.

Bjus, Lê
quinta-feira, 4 de junho de 2009

Mesmos modelos

Posted in by Henry | Edit
Usar os modelos tradicionais? Esquece!
Exemplo bom, com um toque engraçado, sobre como abordar da forma certa... ou não-convencional.

Usando o que está na rua

Posted in by Henry | Edit
Aí um excelente exemplo de inovação com algo que está na frente de todos. 'Como eu não pensei nisso antes, ein?'


Vi essa no Update or Die (http://updateordie.com/)

Beijos e abraços

Os valores de um discípulo

Posted in by Henry | Edit
Queridos,

Quando desembarquei com um pouco de mala e uma das cuias aqui em Porto Alegre no início deste ano, fui atrás da Nova Acrópole (www.nova-acropole.org.br) para retomar os estudos. Frequentei 3 aulas/debates sobre os primeiros temas do curso básico de 'Filosofia à maneira clássica' e em especial, sai muito orgulhoso de uma das aulas que falávamos sobre a diferença entre o Aluno e o Discípulo. O orgulho foi por ver que estamos construindo a nossa 4SC como ela realmente deve ser: um sentimento perpétuo.
Vou colar abaixo o texto que enviei para os guris logo depois que sai da aula:
'Ontem à noite eu fui na Nova Acrópole (a associação/escola que estudei filosofia em Ribeirão Preto e agora estou retomando) e estávamos falando sobre a diferença entre o discípulo (que vive uma 'vida moral' ou seja, ele coloca em prática a ética, ele pensa, sente e age com base na ética) e o aluno (que vive uma 'vida intelectual' onde mais se armazena e 'guarda' conhecimento do que se coloca em prática)... e isso mostrando que a Vida Moral é a única que realmente causa resultados concretos, pois, ela só gera um resultado que (por ter sido pensado e sentido com muita base ética) se perpetuam, então, por mais que demore muito para acontecer, essa ação vai permanecer. Mas, o que me deixou muito feliz foi relembrar as 3 'exigências' ou características de um discipulo: Devocão, Investigação e Serviço.
Isso me deixou feliz demais, pois, lembrei que isso é um resumo dos nossos 5 valores (que são o resumo de uma lista de uns 20 valores e princípios). Fiquei emocionado com isso, com a sabedoria que está por trás de tudo que fazemos diariamente... da magnitude de cada pequena coisa que fazemos e que as vezes parece insignificante.
Parabéns para voces por serem assim e fazerem isso e Obrigado por tudo isso e por me proporcionarem isso!'

Vamos ver se motivo a Leti Schuh (que participou da 4SC quando estava em Santa Maria e agora está em Porto Alegre e fazendo o curso na Nova Acrópole) a compartilhar as maravilhas que saímos pensando de cada aula.

Beijos e abraços a todos.

A ironia é a música

Posted in by Augusto Paim | Edit

Encontrei o irônico clipe "The song is the single", de Brendan Fowler, no blog We Love You So.


BARR - The Song is the Single from RVCA on Vimeo.

Ouvindo em Yoruba

Posted in by Augusto Paim | Edit
A música abaixo é de Victor Olaiya, músico nigeriano.

Ele canta no idioma Yoruba.



Interessante como podemos gostar de uma música sem saber nada do que a letra diz. Isso acontece por causa da melodia, mas também porque a própria letra, traduzida em fonemas, é som. Os versos cantados por Victor Olaiya formam uma melodia por si só gostosa de ouvir. Isso significa que a letra utiliza bem os recursos do idioma.

Informações em inglês sobre Victor Olaiya, você encontra aqui. Se você quiser conhecer mais músicos nigerianos, entre neste site, ainda em construção.
quarta-feira, 3 de junho de 2009

Narradores pro que der e vier

Posted in by Augusto Paim | Edit
Encontrei algo que faço questão de compartilhar. Trata-se de um grupo autodenominado "Os Narradores de Passagem."

Segundo palavras dos próprios criadores, "Os Narradores de Passagem é um grupo de pesquisa e ação solidária que através de voluntários, cria pequenos contos orais relacionados às passagens ou mudanças fundamentais da vida e narra esses contos, buscando apoiar o ouvinte em sua luta ou confortá-lo, afastando os aspectos excessivamente trágicos que a idéia dessas mudanças podem causar. Atuam em asilos, hospitais, creches, escolas, atividades de apoio e solidariedade às pessoas que estão envolvidas nas principais passagens."

Recomendo a todos visitarem o site do projeto e com isso se inteirarem mais do fundamento do grupo, que, ao que o espaço virtual indica, faz um trabalho presencial realmente louvável.

É isso. Usar narrativas de um jeito ao mesmo tempo criativo e solidário faz com que o grupo mereça divulgação neste blog.
segunda-feira, 1 de junho de 2009

Foodscapes

Posted in by Augusto Paim | Edit


Por incrível que pareça, todas as imagens acima são feitas com comida. As "Foodscapes", como são chamadas, são de autoria do fotógrafo Carl Warner.

Aqui você vai parar no site dele.

Ali e acolá, você vê posts com mais trabalhos do cara.



Arte com sombras

Posted in by blog4sc | Edit
Talvez vocês já tenham visto, mas eu vi faz pouco tempo e achei demais o trabalho desse cara: Fred Eerdekens. É impressionante o uso das composições inusitadas pra criar palavras projetadas com tipografias belíssimas. Mais dele em http://users.telenet.be/eerdekens/main.htm.



Da mesma linha tem uma dupla de artistas que também faz arte com luzes e sombras, só que projetando a luz sobre pilhas de lixo: Tim Noble e Sue Webster. Mais sobre eles em http://en.wikipedia.org/wiki/Tim_Noble_and_Sue_Webster.




Abraços, Cleber.