quinta-feira, 4 de junho de 2009

Os valores de um discípulo

Posted in by Henry | Edit
Queridos,

Quando desembarquei com um pouco de mala e uma das cuias aqui em Porto Alegre no início deste ano, fui atrás da Nova Acrópole (www.nova-acropole.org.br) para retomar os estudos. Frequentei 3 aulas/debates sobre os primeiros temas do curso básico de 'Filosofia à maneira clássica' e em especial, sai muito orgulhoso de uma das aulas que falávamos sobre a diferença entre o Aluno e o Discípulo. O orgulho foi por ver que estamos construindo a nossa 4SC como ela realmente deve ser: um sentimento perpétuo.
Vou colar abaixo o texto que enviei para os guris logo depois que sai da aula:
'Ontem à noite eu fui na Nova Acrópole (a associação/escola que estudei filosofia em Ribeirão Preto e agora estou retomando) e estávamos falando sobre a diferença entre o discípulo (que vive uma 'vida moral' ou seja, ele coloca em prática a ética, ele pensa, sente e age com base na ética) e o aluno (que vive uma 'vida intelectual' onde mais se armazena e 'guarda' conhecimento do que se coloca em prática)... e isso mostrando que a Vida Moral é a única que realmente causa resultados concretos, pois, ela só gera um resultado que (por ter sido pensado e sentido com muita base ética) se perpetuam, então, por mais que demore muito para acontecer, essa ação vai permanecer. Mas, o que me deixou muito feliz foi relembrar as 3 'exigências' ou características de um discipulo: Devocão, Investigação e Serviço.
Isso me deixou feliz demais, pois, lembrei que isso é um resumo dos nossos 5 valores (que são o resumo de uma lista de uns 20 valores e princípios). Fiquei emocionado com isso, com a sabedoria que está por trás de tudo que fazemos diariamente... da magnitude de cada pequena coisa que fazemos e que as vezes parece insignificante.
Parabéns para voces por serem assim e fazerem isso e Obrigado por tudo isso e por me proporcionarem isso!'

Vamos ver se motivo a Leti Schuh (que participou da 4SC quando estava em Santa Maria e agora está em Porto Alegre e fazendo o curso na Nova Acrópole) a compartilhar as maravilhas que saímos pensando de cada aula.

Beijos e abraços a todos.

2 Comments


  1. Anônimo

    Que bonito isso!! :D

    4 de junho de 2009 às 18:13

  2. Andressa Sgaria says:

    bo-ta mas-sa-a-aa!!

    eu adoraria saber um pouco mais desses pensamentos..ainda mais sabendo que de forma direta ou indireta fazemos parte deles Henry...continue compartilhando conosco! seja no blog, seja no boteco..

    e vamos arrastar a Leti..essa loca é demaais! hauha

    beijão

    6 de junho de 2009 às 17:40