(O texto é longo, mas se quiser leia pelos títulos de interesse).
Cannes acabou e eu não ganhei nenhum prêmio (porque nem fui, nem inscrevi peça alguma), mas um post sobre o assunto vem a calhar.
Imagino que a cidade de Cannes, França, seja uma espécie de Gramado da Europa, com toneladas de festivais, palácios de festivais, glamour de festival, coisas caras para ser vendidas em festivais, festas maneiras de festivais, gente inteligente que vai a festivais e tudo que uma boa cidade deve ter para abrigar bons festivais. Cannes tem no turismo sua maior fonte de economias, tem ruazinhas bonitas, fica a beira-mar e abriga o maior festival de cinema do mundo, o dã... Festival de Cannes (que na verdade se chama International Film Festival). Mas para esse post o que precisamos saber sobre Cannes é lá que também acontece o maior prêmio (mas existem outros grandes também, como o Clio e o FIAP) da publicidade mundial: o Cannes Lions International Advertising Festival, ou somente Festival de Cannes (mas esse não era o do cinema?) ou Leão de Cannes, ou Leões da Publicidade Mundial dentre outros títulos superlativos.
Como Cannes começou?
Diz a lenda, e o site da do festival, que lá em 1954 um grupo de diversas empresas ligadas a produção de filmes publicitários ficaram com invejinha do Festival Internacional de Cinema – que desde a década de 40 era realizado em Cannes – para criar um festival para filmes publicitários, afinal também queriam reconhecimento, free Martinis, festas esteboscópias e uma estante cheia de prêmios.
É curioso constatar que o Festival de Cannes não começou em Cannes (somente a terceira edição foi lá e somente em 87 a cidade virou a residência oficial do Festival, após vários anos de problemas envolvendo greves italianas) e sim em Veneza. É do Leão da Praça de Veneza que surgiu a inspiração para o Leão do Troféu.
Até a Guerra do Golfo, em 1990, a indústria publicitária ia de vento em poupa. Todos conhecem a historinha dos 3 Martinis diários e dos prêmios, ideias geniais e caminhões de dinheiro entre eles. Essa prosperidade levou o Festival a durante todo esse tempo manter seu formato original, premiando somente filmes. Mas a época das vacas magras chegou e Cannes além de distribuir prêmios alterou seu formato para ser uma oportunidade única de aprendizado.
Dois anos depois o festival trocou de nome, de International Advertising Film Festival para International Advertising Festival, para refletir a natureza multimídia das campanhas publicitárias. Nascem os Leões de Outdoor e Press e o Young Creative. Em 98 é a vez do Leão de Cyber nascer, em 99 começam os prêmios para as Media Agencies (no exterior o modelo das agências de publicidade normalmente é diferente, existindo agências de meio que se especializam em comprar muita mídia e revendê-la a preços mais baratos para bureaus de criação e planejamento). 2002 nasce o Direct para premiar ações de marketing direto. Em 2003 criam a Roger Hatchuel Lions Academy, que é um intensivão de uma semana de estudos para estudantes de publicidade, marketing, design e áreas afins. Em 2005 dois novos Leões: Radio e Integratet e prêmios para agências interativas e de marketing direto. 2006, Promo, 2007, Network of the Year, 2008, Design Lions e 2009 foi a vez de criarem o PR Lion, que congratula ações de relações públicas.
Quanto Custa Inscrever uma Peça?
As inscrições para Cannes custam 270 euros para Radio até 1,150 mil euros para Titanium and Integrated. Apesar da crise, em 2009 a organização do festival faturou 9,353 milhões de euros com as 22.652 inscrições de peças concorrentes realizadas por empresas de 86 países - uma nação a mais que em 2008.
Esse ano as agências brazucas inscreveram 1.519 trabalhos no evento (em 2008 foram 2.461). O investimento do Brasil, que soma ao custo das inscrições gastos com viagens, hospedagem, alimentação e participação de delegados totaliza a soma de R$ 1,6 milhão.
E quanto aos prêmios?
Esses 1.519 trabalhos inscritos, resultaram em 32 Leões para as agências Brasileiras em 2009, entre leões de Ouro, Prata e Bronze. A DM9DDB ainda ganhou o cobiçado Agency of the Year. É o terceiro dela na competição. A AlmapBBDO ficou em segundo lugar. O Brasil ainda conquistou o mesmo título em 2000, com a AlmapBBDO, e 2001, com a F/Nazca S&S.
O título, que conta o total de pontos dos prêmios e indicações ao shortlist em Film, Press, Outdoor e Radio veio para a DM9DDB pelo faturamento de dois Ouros, duas Pratas e dois Bronzes, além de 14 shortlists no total.
Historicamente a DM9 (que por curiosidade significa Duda Mendonça número 9, foi fundada por Nizan Guanaes e hoje é comandada por Sérgio Valente, fazendo parte da rede DDB, que por curiosidade inventou o esquema das duplas de criação, mas isso é outra história) é a maior vencedora tupiniquim em Cannes.
A história do Brasil em Cannes começou em 1970, com a implantação da CP - Cinema e Publicidade, dirigida pelo argentino Victor Petersen (ex-Lowe Films) e o brasileiro Luiz Antônio Ribeiro Pinto (ex-Rank Advertising Films). Os primeiros Leões surgiram no ano seguinte, um de prata, com o comercial "O Nobre", protagonizado pelo ator Raul Cortez e criada pela então Julio Ribeiro/Mihanovitch, dois bronzes atribuídos à "Overturn", da Lince e Rui Agnelli para Cofap, e "The Big Class of Satisfaction", da Hot Shop e Última Filmes para os chocolates Lacta.
A criatividade brasileira alcançou patamares elevados na década de 80, quando o Brasil obteu o status de terceira nação mais premiada do festival, perdendo somente para a Inglaterra e Estados Unidos.
E esse ano? O que teve de legal?
Bob Garfield, um articulista da Advertising Age, falou logo no começo do Festival que Cannes estava sem propósito, que todos os prêmios deviam ser dados para a Crispin, Porter + Bogusky por suas campanhas para o Burguer King. Segundo ele o ano da publicidade foi um buraco negro para todo mundo, menos para essa ousada marca que tem como personagem um rei estranho e horrendo com um forte “apelo pós-moderno”, que faz campanhas integradas inovadoras, que sacrifica amigos em troca de hambúrgueres e que realiza degustações em países tomados pela miséria.
Cannes acabou e obviamente nem todos os prêmios foram para o BK (alguns, merecidamente, foram) mas como todo mundo já tá careca desse case e do case Obama (que levou os prêmios máximos do festival e para mim dividiu a publicidade entre AO – Antes do Obama e DO – Depois do Obama) vou postar o título de outras coisas premiadas e já bem conhecidas que quem quiser acha no site do festival (http://work.canneslions.com/) ou no Google (www.google.com – boa essa né?):
The best job of the world (campanha para promover o turismo em uma ilha paradisíaca)
The Great Schlep (um vídeo de “conscientização sobre a importância de votar direito, ou algo assim)
Trillion Dollar Bilboard (um outdoor feito com um trilhão de dólares totalmente desvalorizados do Zimbábue)
Enfim, cansei de escrever e vocês de ler.
Tinha pensado em fazer alguma ligação de Cannes com o mercado local mas isso fica pra outro post.
Fontes: www.portaldapropaganda.com.br, www.meioemensagem.com.br, www.canneslions.com e outros.
Abraços, Cleber
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Andressa Sgaria says:
também não ganhei leão nenhum porque também não inscrevi nada. só por isso!
mas mesmo assim me sinto uma vitoriosa por chegar até o fim do post do Clebinho..muito massaaa
obrigada por nos resumir tudo isso pra gente, ficou mara! bjão
2 de julho de 2009 às 11:40
Unknown says:
Muito bom!
Como diz a Sgaria "Mara"!
e realmente as ações do Burger King foram muito bem pensadas.
Abração
2 de julho de 2009 às 15:25
Henry says:
Tu ta loco!!!
Eleito o Post mais 'mara' da história do Blog4SC desta semana! Aula de história da Publicidade!
Uma lembrança enquanto lia o post, sobre a Agência de um conhecido lá no Rio que foi quem criou o Rock in Rio e hoje eles tem 'Rock in Rio Lisboa'... ou seria Rock in Lisboa? Um conceito tão bom que se espalha e se espalhando divulga a cidade natal (ou o que for).
Espetaculo, Klebinho!!
Beijos a todos que não puderam inscrever os trabalhos, mas são merecedores!
8 de julho de 2009 às 10:33
Anônimo
depois de muito tempo consegui ler esse post!! agora também me sinto uma vencedora!! :D
muito massa!! esse meu final de semana está bem publicitário, lendo as Revistas da Criação e mais o post do Clebinho!!
22 de agosto de 2009 às 19:05