quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Na trilha da Propaganda!

Posted in by Mateus Piveta | Edit
Não há dúvidas que a propaganda, bem trabalhada e planejada, é capaz de “marcar uma marca” na mente dos consumidores. São vários cases de sucesso que muitos de nós tivemos o privilégio de vivenciar. Exemplos marcantes como o Garoto Bombril, O cão-mascote da Cofap, entre outros.

Mas, o motivo pelo qual escrevo é um elemento, por muitas vezes maltratado, esquecido e classificado como coadjuvante: O SOM ou A TRILHA SONORA.
Esse elemento foi capaz de massificar artistas e suas canções. Quem de nós não sabe cantar ao menos um pedaço da letra de “Aquarela”, música do compositor Toquinho, mas que muito foi chamada de “A música da propaganda da Faber Castel”. O que prova o poder da trilha sonora aliada a uma marca.

Em uma matéria do Jornal Diario da Região – SP: "Cérebro é o mestre que comanda a vida" , há uma referência ao livro de Martin Lindstrom, “A lógica do consumo”. Nessa matéria o jornal enfatiza as percepções da mente e cita a obra de Lindstrom mostrando “que aroma e som são mais poderosos do que a mais forte das logomarcas, que a publicidade subliminar exerce muito mais influência em nossas escolhas do que imaginamos”.

A experiência é composta por todos os nossos 5 sentidos, são eles que provocam reações em nosso cérebro a fim de fixar passagens e criar lembranças. Um case de sucesso lembrado até hoje por muita gente, até quem não viu conhece, é o famoso comercial “Pipoca e Guaraná”, criado por Nizan Guanaes em 1991. Esse comercial, baseado inteiramente em seu jingle, está até hoje em nossas cabeças, isso é o poder da trilha sonora. De acordo com a revista Super Interessante de agosto de 2009, também fazendo referência ao livro de Lindstrom, quando chegarmos aos 60 anos de idade teremos visto 2 milhões de anúncios publicitários, é muita coisa, e como fazer para se destacar? Somente sendo muito marcante e criativo.

É necessário que se explore todos os 5 sentidos, que com isso o nosso cérebro recebe mais estímulos e cria mais fragmentos de memória, associações.

Deixo aqui mais alguns exemplos, sobre o tema, exemplos que considero bem sucedidos e que aliados a uma boa idéia se transformaram em grandes resultados de lembrança de marca.



4 Comments


  1. Gabriela Pinheiro says:

    Amor muito bommm esse post. O comercial da Chambinho me fez reviver bons momentos da minha infância. E sim! Eu ainda sei cantar toda a músiquinha e fui descobrir isso agora! hehe E o projeto influenciando teus referenciais! Beijos

    21 de outubro de 2009 às 19:39

  2. Carla says:

    Bota post massa!! Também revivi a infância.. hehehe aquele da Bombril é muuuito bom! hahaha

    Valeuu Pivs!! :D

    22 de outubro de 2009 às 10:23

  3. Unknown says:

    Mandou muito Bem Mateus..

    É exatamente este o caminho, tem de se explorar os 5 sentidos...Criando desta forma uma experiência diferenciada com o público...
    Tb voltei no tempo...só de lembrar a campanha do guaraná..deu fome..hhehehe
    Videos mto bons!!!

    Parabéns

    22 de outubro de 2009 às 17:11

  4. Danielle Stoever says:

    Eu também revivi a infância vendo a música do Chambinho. Adoro essa musiquinha.

    Aliás, já que pintou um clima saudoso... pipoca e guaraná... que saudade que dá!!! hueheuheuheuh

    Adorei o post!!!

    23 de outubro de 2009 às 15:57