segunda-feira, 18 de outubro de 2010

7 dicas de redação publicitária de David Ogilvy

Um dos grandes gurus da publicidade, como todo mundo sabe (ou deveria saber), se chama David Ogilvy. Foi ele quem trouxe à publicidade e propaganda, a pesquisa do consumidor; criou a campanha "Somente Dove possui 1/4 de creme hidratante" que fez o sabonete ser líder de vendas nos EUA. Sigamos o
exemplo do homem e vamos às dicas dele*:

*tradução livre deste blog

1. Seja grande ou vá pra casa.

O produto que você representa está dependendo de você, e se você se permite fazer nas coxas ou apresentar um argumento menos do que convincente, então você falhou. Como um empreendedor ou dono de um negócio, você simplesmente não pode arcar com um texto ruim. Se você não consegue alcançar a perfeição por sua conta, então você deveria contratar alguém que possa.


2. Faça seu dever de casa.
Ogilvy passou anos trabalhando para George Gallup, fundador do Gallup Poll (equivalente ao Ibope no Brasil), e foi durante esse período que ele percebeu o verdadeiro valor que advém de saber exatamente o que seu público-alvo está pensando.

Você não pode escrever seu texto a menos que você saiba:
• Para quem você está escrevendo
• Como essa pessoa pensa
• O que essa pessoa precisa

Se você não tiver feito sua pesquisa, então você está simplesmente fazendo uma falácia, e é esse tipo de texto que coloca o pessoal do marketing em apuros, tanto com o governo ou com seus chefes.

Para escrever um baita título, você precisa entender seu target de cabo a rabo, então você vai saber como você pode servi-los melhor. Nada, além disso, vai conseguir.


3. Nunca fale de nariz empinado para os seus clientes.

Por melhor que o seu produto seja, falar arrogantemente com o público irá afastá-los, e o tanto que você vai adorar que eles se apaixonem com seu flerte fatal, entenda que, afinal de contas, eles só querem resolver um problema.
Trate seu consumidor com respeito e dignidade. Você está em posição igual, ou talvez um pouco mais abaixo, considerando que você é aquele que precisa da venda. Reflita essa posição no seu texto.


4. O título é 80%.

Títulos são o mais próximo de acertar em cheio que você consegue chegar, e se você está buscando ser perfeito em um único lugar, seja aqui. Escreva uma chamada matadora que funcione.

Aqui está como:
•Use modelos de títulos, que são baseados nas chamadas que já funcionaram no passado.
•Comece com um benefício forte, fazendo o target querer ler mais.
•Se puder, faça um teste colocando a chamada, tirando a chamada, aumentando o preço e assim por diante para ver o que funciona melhor.


5. Não se distraia de fazer a venda.
O pessoal do marketing adora ser bonitinho e engraçadinho, original e inovador, mas isso pode ser também perigoso.
As pessoas não separam um tempo para ler publicidade; estão provavelmente com pressa, só
dando uma olhadinha antes de continuar fazendo outra coisa. Se o seu argumento não é
imediatamente óbvio, pode acontecer de que não vão entender e você vai perdê-los para sempre.
Se você quer que as pessoas comprem, você precisa que elas vejam o seu produto em suas mãos e que sejam capazes de visualizar como isso poderá melhorar suas vidas. Tudo mais é secundário. Se você pode encantá-los com suas palavras durante o processo, beleza, mas não faça isso arriscando a venda.


6. Explique porque deveriam comprar.

Você já fisgou eles com a chamada, e você está dizendo a eles tudo sobre o produto, mas antes que eles decidam comprar de você, eles querem saber uma coisa:

Por quê?

Por que o produto é importante? Por que é um bom negócio? Por que deveriam ficar interessados? Por que deveriam comprar de você? Por que deveriam comprar agora, em vez de mais tarde? Por que deveriam acreditar em você?

Consciente ou subconscientemente, todas essas questões estão passando pela cabeça do consumidor. Se você quer que eles ajam, você deve responder para eles, e isso significa fazer seu texto informativo.


7. Seu texto é importante. Trate-o desta forma.

Quase sempre, donos de empresas tratam o texto de suas vendas como um adendo qualquer. Escrevem algumas anotações, pedindo que alguém verifique e garanta que estejam gramaticalmente corretos e enviam. Aí então ficam imaginando o porquê de não atingir os resultados.

David Ogilvy, por outro lado, cuidava de cada campanha sua como se fossem seus bebês. Ele cuidava, lutava por eles, ajudava a se desenvolverem. E ele produziu algumas das campanhas mais vendedoras da história da publicidade.

A verdade é que escrever textos maravilhosos toma tempo e energia. Alguns dos melhores redatores irão gastar semanas apenas produzindo a chamada, e podem levar meses para escrever o corpo do texto.

Não é porque são lentos. É porque eles sabem a importância de fazer isso ficar certo.

Você está comprometido com este tipo de excelência?

Se não, deveria estar.



1 comentários7 dicas de redação publicitária de David Ogilvy


  1. Aline Rodrigues says:

    Novo blog que analisa e discute a redação publicitária www.discutindoaredacao.wordpress.com

    20 de outubro de 2010 às 12:42