sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Vira Vira Vira

Posted in by Henry | Edit
How to turn a simple fact into a great ad!

Beijos

Já imaginou tocar piano descendo escadas?

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Isso mesmo. Recebi esse vídeo por e-mail e achei muito massa.

Uma escada de metrô foi transformada em piano, em Estocolmo, na Suécia. A ação foi feita pela agência de publicidade DDB e pela Volkswagen, em uma tentativa de mudar os hábitos sedentários dos moradores da capital da Suécia, que usavam apenas a escada rolante para subir.

Subir escadas pode ser divertido. hehehe

Dani.

Sobre o uso do Photoshop - isso ainda vai dar o que falar

Posted in by blog4sc | Edit
Salve, pessoas da 4SC,

Eu li essa notícia no site do yahoo sobre o abuso do Photoshop. Há algum tempo tenho acompanhado o desenrolar dessa história e soube que na França parece haver um projeto de lei tramitando no congresso. Se aprovado, todas as imagens "maquiadas" deverão apresentar um selo informando que não se trata de uma cópia fiel à original.

O incêndio que cerca esse tema parece arder agora mais do que nunca, principalmente depois que duas famosas revistas femininas - da Alemanha e dos Estados Unidos - decidiram utilizar apenas modelos plus size. O motivo, segundo os editores, foi a necessidade de se reaproximarem de seus públicos, uma vez que as modelos magérrimas distanciavam-se muito do perfil das leitoras de ambos os periódicos.

Polêmicas à parte, meus caros, é bom ficarmos de olho nessas novas normas e transformações culturais de um mundo globalizado para não incorrermos em gafes, num futuro não muito distante. De esguelha, também é possível prever maiores cuidados com a produção fotográfica, que não desapareceu, mas há muito se tornou coadjuvante da composição de uma imagem com o uso do photoshop.

Deixo aqui minha singela contribuição a todos os colegas e também um dos links sobre o uso ou abuso do Photoshop:
http://br.tecnologia.yahoo.com/article/02102009/25/tecnologia-noticias-europa-quer-proibir-photoshop.htm

Abraços a todos.

Luis Ângelo
quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Na trilha da Propaganda!

Posted in by Mateus Piveta | Edit
Não há dúvidas que a propaganda, bem trabalhada e planejada, é capaz de “marcar uma marca” na mente dos consumidores. São vários cases de sucesso que muitos de nós tivemos o privilégio de vivenciar. Exemplos marcantes como o Garoto Bombril, O cão-mascote da Cofap, entre outros.

Mas, o motivo pelo qual escrevo é um elemento, por muitas vezes maltratado, esquecido e classificado como coadjuvante: O SOM ou A TRILHA SONORA.
Esse elemento foi capaz de massificar artistas e suas canções. Quem de nós não sabe cantar ao menos um pedaço da letra de “Aquarela”, música do compositor Toquinho, mas que muito foi chamada de “A música da propaganda da Faber Castel”. O que prova o poder da trilha sonora aliada a uma marca.

Em uma matéria do Jornal Diario da Região – SP: "Cérebro é o mestre que comanda a vida" , há uma referência ao livro de Martin Lindstrom, “A lógica do consumo”. Nessa matéria o jornal enfatiza as percepções da mente e cita a obra de Lindstrom mostrando “que aroma e som são mais poderosos do que a mais forte das logomarcas, que a publicidade subliminar exerce muito mais influência em nossas escolhas do que imaginamos”.

A experiência é composta por todos os nossos 5 sentidos, são eles que provocam reações em nosso cérebro a fim de fixar passagens e criar lembranças. Um case de sucesso lembrado até hoje por muita gente, até quem não viu conhece, é o famoso comercial “Pipoca e Guaraná”, criado por Nizan Guanaes em 1991. Esse comercial, baseado inteiramente em seu jingle, está até hoje em nossas cabeças, isso é o poder da trilha sonora. De acordo com a revista Super Interessante de agosto de 2009, também fazendo referência ao livro de Lindstrom, quando chegarmos aos 60 anos de idade teremos visto 2 milhões de anúncios publicitários, é muita coisa, e como fazer para se destacar? Somente sendo muito marcante e criativo.

É necessário que se explore todos os 5 sentidos, que com isso o nosso cérebro recebe mais estímulos e cria mais fragmentos de memória, associações.

Deixo aqui mais alguns exemplos, sobre o tema, exemplos que considero bem sucedidos e que aliados a uma boa idéia se transformaram em grandes resultados de lembrança de marca.



Ilusão de ótica

Posted in by blog4sc | Edit
Duda
Retwitado pela Sgaria, efeito de ilusao de ótica no comercial da Yamaha.
Criaçao da Clemenger BBDO Adelaide, esse filme da Coast Yamaha para Austrália e Nova Zelândia usa um truque simples de ilusao de ótica para criar um resultado surpreendente. ‘Want a real bike?’
Muito massa.


segunda-feira, 19 de outubro de 2009

O maior estudo sobre Mídias Sociais

Posted in by Carla | Edit
Twittado pelo CHMKT e re-twittado pela Sgaria, com a pequena observação de "#outrahoraeuleiodeixoaquiépraguardar", resolvi postar aqui pra deixar guardado e dividir com mais gente que não acompanha nem o blog do CHMKT, nem a Sgaria no Twitter :D

A Universal McCann lançou, recentemente, seu ultimo estudo Power to the People – a maior análise global sobre o uso de mídia sociais feita até hoje. A pesquisa, que está na sua quarta edição, revelou mudanças bem interessantes na maneira como as pessoas vem utilizando a internet para criar e compartilhar pensamentos, imagens e vídeos. Melhor ainda, é que há uma análise mais detalhada por país, incluindo o Brasil. Vale a pena.

Confira o estudo, na íntegra, logo abaixo:

Fonte: CHMKT